O corpo humano é o melhor exemplo da perfeição da natureza. Se nada de errado acontecer, todos os seus órgãos e sistemas funcionam e interagem entre si com perfeição. Algumas estruturas, no entanto surpreendem pela engenhosidade: a coluna vertebral é uma delas.
A coluna vertebral é a viga mestra de equilíbrio do esqueleto, sendo didacticamente dividida em duas porções:
- anterior, constituída pelo ligamento longitudinal anterior, corpo vertebral, disco intervertebral e o ligamento longitudinal posterior;
- posterior, constituída pelo canal vertebral, ligamento amarelo, as articulações inter-apofisárias, os ligamentos interespinhais e supra-espinhais, pedículos, lâminas, processos transversos e espinhosos.
A principal característica da coluna vertebral é a flexibilidade, pois as vértebras apresentam mobilidade entre si. A estabilidade é fornecida pela estrutura ligamentar e osteomuscular.
Entre as funções da coluna temos:
- protecção da medula espinhal
- movimentação
- marcha
- manutenção da posição erecta
- suporte do peso corporal e ligação de todas as suas regiões, desde a occipital até ao sacro.
Apresenta 4 curvaturas fisiológicas: lordose cervical, cifose toráxica, lordose lombar e cifose sacra. É composta por 24 vértebras: 7 vértebras cervicais, 12 vértebras dorsais e 5 lombares. Há, ainda, 5 vértebras fundidas que formam o sacro.
quarta-feira, 11 de abril de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário