Observe o seu alinhamento, visto de lado. Num alinhamento ideal (a), a junção destes pontos faz uma linha recta, perpendicular ao chão: orelha, ombro, anca, joelho, tornozelo, como se por todos eles passasse um fio de prumo. Chamamos a este alinhamento "coluna neutra"
Nas restantes imagens, vemos vários desvios posturais frequentemente observados:
(b) postura de cifose/lordose
(c) flat back (ausência de curvatura)
(d) sway back (ou oscilante)
(e) escoliose
Em Pilates, interessa ver quais os desvios posturais existentes, e começar a trabalhar as áreas fracas, reeducando os músculos.
Com efeito, o esqueleto não se altera por si só; estes desvios posturais são, maioritariament,e resultado de posturas incorrectas, as quais levaram a um desiquilíbrio muscular. Por exemplo, uma cifose (curvatura dos ombros tipo "corcunda") deriva de uma musculatura dorsal muito enfraquecida, causando uma musculatura tensa e curta ao nível do peitoral. Assim, para esta situação específica, o método de Pilates procurará trabalhar a abertura e flexibilidade do peitoral, bem como o recrutamento da cintura escapular e dorsal, a qual terá que ser desenvolvida com exercícios como o swan dive, por exemplo.
Aprender a reconhecer os seus pontos fracos é o primeiro passo para poder melhorá-los!
Sem comentários:
Enviar um comentário