sexta-feira, 20 de abril de 2007

Hérnias discais


As vértebras são estruturas ósseas que encaixam umas nas outras para formar a coluna vertebral.
As superfícies planas no topo e fundo do corpo principal de uma vértebra estão cobertas por uma fina camada de cartilagem, chamada disco intervertebral.
Embora os discos sejam muito fortes, são vulneráveis a movimentos de torção, que podem romper o exterior da cartilagem, deixando saír o líquido esponjoso do seu interior, que serve de "amortecedor" ao movimento. Um disco fica com uma hérnia quando parte do núcleo se separa do núcleo principal, atravessando o ligamento posterior.
Em Pilates, é preocupação central reforçar muscularmente as costas, em particular reactivando os músculos posturais, nomeadamente os erectores da coluna. Esse reforço permite proteger a coluna, o que é particularmente importante no caso de lesões como sejam as hérnias. Exercícios como o hundred, one leg stretch ou scissors, mantendo a coluna neutra, têm precisamente este objectivo.
Como também se trabalha a flexibilidade da coluna, é possível recuperar ou aumentar a capacidade de rotação, em exercícios controlados como sejam o spine twist.
Octávio, apresento-te a tua hérnia!

Sem comentários: