sábado, 7 de abril de 2007

Como melhorar a respiração

Há várias etapas que podem seguir-se para melhorar o padrão respiratório, em particular quando se é afectado por doenças respiratórias. Nestes casos, deve seguir os conselhos do seu médico antes de começar a modificar o seu padrão respiratório.

Eis alguns passos que pode seguir (apenas deve passar à prática do ponto seguinte quando tiver apreendido o anterior):

1) Numa posição confortável, experimente aperceber-se do seu padrão respiratório natural. Geralmente, as respirações são curtas, superficiais e por vezes acompanhadas por ligeiros movimentos de ombros, pescoço ou peito (subir e descer). Verifique se o tempo da inspiração é igual, maior ou menor do que o tempo da expiração. Aperceba-se se a respiração acontece pelo nariz, boca, ambos, ou se é efectuada de forma diferente quando inspira ou quando expira. Experimente 3 posições diferentes: sentado, deitado, de pé.

2) Alterando o padrão respiratório, atrase a respiração e note as alterações que tal facto provoca. Aperceba-se se existem tonturas, faltas de ar ou oxigénio em demasia. Esperimente o seu corpo e tente que a inspiração tenha a mesma duração da expiração. Pode, por exemplo, iniciar uma contagem ritmada quando começa a inspirar, e repetir a contagem quando começa a expirar, verificando se chegou ao mesmo número.

3) Habitue-se a esta respiração lenta e profunda, fazendo 10 ciclos respiratórios de manhã e 10 ciclos respiratórios à noite. Verifique em que altura do dia tem mais facilidade em executá-las. Estas respirações podem, igualmente, ser utilizadas sempre que ao longo do dia reconhecer sinais de stress.

4) Passando à prática de Pilates: utilize a contração do core e faça 10 ciclos respiratórios, usando a respiração toráxica, lateral. Assegure-se de que o corpo está descontraído e sem movimento, à excepção do centro forte e do movimento lateral dos pulmões.

5) Mantenha o exercício anterior, mas começando a introduzir pequenos movimentos: círculos com os braços, por exemplo, ou elevações dos calcanhares.

Concentração e rotina são as palavras chave para desenvolver a sua respiração!

1 comentário:

Deia disse...

Querida Ana, excelente sugestão! No Domingo dou aulas e não estou disponível, mas divirtam-se muito! Um beijinho.